Restaurante

Considerado um dos restaurantes mais emblemáticos de Lisboa, o Pap’Açôrda nasceu nos anos 80, no coração do Bairro Alto, ponto nevrálgico da vida cosmopolita da cidade. Em 2016, acompanhando as novas dinâmicas que fazem pulsar a cidade, aceitámos o convite da Time Out Lisboa e mudámo-nos para o 1º andar do Mercado da Ribeira, alvo de um projecto de reconversão da dupla de arquitectos Aires Mateus.

Um espaço mais amplo, versátil e de ambiência contemporânea, com vista para o rio e para o jardim Dom Luís I, em que continuamos com a nossa cozinha de inspiração tradicional portuguesa, exímia na confecção, criteriosa na selecção de ingredientes e generosa nos sabores.

Duas salas amplas, cada uma com o seu respectivo bar, separadas por uma garrafeira transparente e pelo bloco da cozinha, organizam o espaço. Recebemos mais clientes mas a familiaridade e a qualidade são as mesmas. Para além do espaço, outras duas novidades: a extensa carta de petiscos e o horário alargado. Agora pode vir a qualquer hora do dia petiscar e tomar um copo.

HISTÓRIA

O Pap’Açôrda nasce em 1981 na Rua da Atalaia pelas mãos de Fernando Fernandes e José Miranda, firmemente ancorado nos valores e nos preceitos da cozinha tradicional portuguesa. Ao longo dos seus 35 anos de existência foi-se apurando a história do restaurante, que viria a consolidar-se como uma marca assente em padrões de exigência que não viram alteração ao longo do tempo. O respeito pela comida tradicional portuguesa permanece, e a vontade firme em servi-la com a qualidade e o brio que lhe são merecidos também – essa determinação é a missão do Pap’Açôrda.

Nessa década de oitenta, a abertura do restaurante foi uma pedrada no charco em termos da oferta existente na restauração lisboeta. Um ano depois da abertura, em 1982, Manuel Reis, companheiro e impulsionador do Pap’Açôrda, abre o bar Frágil mais acima na Rua da Atalaia. Este tornou-se o eixo fundamental que fez crescer o Bairro Alto, a movida e a noite lisboeta. Mais tarde, já no final dos anos 1990, as aventuras desceram até ao rio e a Santa Apolónia, com o conhecido restaurante Bica do Sapato e a discoteca Lux.

Agora, passadas mais de três décadas, podemos claramente dizer que o Pap’Açôrda esteve à frente do seu tempo. Ao aceitar o convite do Time Out Market para ocupar o primeiro piso do Mercado da Ribeira, renova-se e confirma a sua tranquila vanguarda.